IoT – Reescreva seus IF/Else e adote o “IF That Then This” – Facilitando seus eventos

IoT definitivamente veio para fazer parte das nossas vidas. Como grande surpresa que descobri o IFTTT.org, uma ferramenta que permite automatizar coisas. Se você pensa que é difícil dá uma olhadinha lá.

Para melhor entender o que o IFTTT permite fazer é possível dizer que basta você eleger um dos serviços que já existe, em geral algo que gere um evento e em seguida indicar o que ele deve fazer na ocorrência deste evento.

Instalando o aplicativo do IFTTT da “play store”, irá permitir criar os eventos na plataforma e enviar para a aplicativo no celular recebendo por PUSH a mensagem de ocorrência do evento.

Está disponível uma lista de coisas que são possíveis automatizar, desde coisas mais simples como lembrar de “tomar água”, até atividades mais complexas como monitorar os emails e avisar quando chega um novo em sua caixa postal – um dos inúmeros recursos disponíveis.

Até aqui, tudo de graça – não paga nada – mesmo.

A idéia é bem simples:

a) escolhe a origem do evento – o IF That;
b) indica o que fazer quando o evento ocorre – o TT “Then This”;

Uma das funcionalidade que tenho utilizado é desligar a irrigação do jardim quando há previsão de chuva, ou seja, integra a leitura do tempo com a automação da irrigação utilizando um MQTT para receber as mensagens de desativar a irrigação gerenciada pelo Raspberry – Economia de água e energia elétrica.

Vai lá, e vai se surpreender com a quantidade de eventos disponíveis.

Aproveite e torne seu tempo um aliado.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *