MVCBr – Criando um componente DB – Desvendando o framework #9

Um dia vi um programador tentando usar um componente VCL comum do Delphi que não tinha um correspondente DB para ele. Olhando a ginástica necessária para o componente responder a movimentações do Dataset, então lembrei quando estava aprendendo Delphi a uns 20 anos. O mais sensato é criar um novo componente DB para o mesmo.

base
Um componente DB é um componente de uso geral que responde a eventos existentes no TDatasource. O TDatasource emite uma chamada para o evento – no lado do componente, ele trata o evento e atualiza a visualização para o usuário.

elementar meu caro
Para receber evento, um componente DB deve responder aos eventos emitidos pelo TDatasource e fazer o ligação com a coluna da tabela que ao qual esta associado. Assim sendo, o componente DB irá expor uma ligação para o TDatasource (Datasource) e outro para o coluna desejada (Field);

o exemplo
Sabe aquele componente encontrados nos celulares ON/OFF, que tal criar um componente VCL DB para ele. O componente que executa esta funcionalidade na VCL é o TToggleSwitch, então vamos torná-lo um “dataware”.

usando unit: MVCBr.DataControl
Para facilitar a criação dos diversos componentes DB existentes no MVCBr – é feito uso do componente TMVCBrDataControl que entrega o mecanismo básico a todo componente DB. Ele que faz a ligação com evento “OnChange” do Datasource com a base do novo componente, vejamos como ficou…

[code]

TDBToggleSwitch = class(TToggleSwitch)
private

published
property ValueTrue: string read FValueTrue write SetValueTrue;
property ValueFalse: string read FValueFalse write SetValueFalse;
property DataField: string read GetDataField write SetDataField;
property Datasource: TDatasource read GetDatasource write SetDatasource;
end;

[/code]

as propriedades
Datasource e DataField são comuns aos componentes DB para ligar TDatasource e coluna da tabela;
ValueTrue: indicar qual o valor encontrado na tabela que indica ON;
ValueFalse: indicar qual o valor encontrado na tabela que indica OFF;

Unit completa no GIT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *