MVCBr – Method PUT para enviar UPDATE com protocolo OData

A execução de um UPDATE no banco de dados envolve duas categorias de informações. A primeira delas é uma lista de colunas a atualizar no servidor, na segunda parte de importância é a indicação de quais linhas serão envolvidas na atualização (a WHERE).

Com base na especificação OData para RESTful, o METHOD PUT indica que o cliente deseja fazer uma atualização da tabela. As colunas a serem atualizadas devem ser enviadas no BODY da mensagem ao servidor RESTful. O servidor MVCBrServer esta preparado para receber uma linha simples de colunas/valores, bem como um ARRAY com um conjunto de linhas.

Possibilidades  de formato do BODY para atualizar a(s) linha(s):

  1. Uma linha simples:
      { "id" : "1" ,  "nome":"DESCRICAO TESTE" }
  2. Um ARRAY com uma lista de linhas:
      
          [  { "id": "1",  "nome": "DESCRICAO 1"},
             { "id": "2",  "nome": "DESCRICAO 2"},....
          ] 
    

Se o BODY indica os valores das colunas a serem atualizadas no servidor, próximo passo é tratar a seleção das linhas que iram receber atualização já que em geral queremos atualizar uma linha ou um conjunto delas e raramente desejamos atualizar todas as linhas.
Preferencialmente a definição da WHERE deve ser indicada como parâmetro para o RESOURCE (a tabela ou coleção):

     http://localhost:8080/OData/OData.svc/produtos(id='1')  -> aplica atualiza sobre a linha com ID = "1"
     
     caso o RESOURCE requeira mais de uma coluna - pode-se separa-las por vírgulas

     http://localhost:8080/OData/OData.svc/produtos(id='1',outra='x')  -> aplica atualiza sobre a linha com ID = "1"  AND outra="x"

Caso a coluna não seja indicada, o MVCBrServer irá utilizar a chave indicada no metadata (modelo de dados).

Quando o BODY indica uma lista de linhas em um ARRAY – não é possível indicar a chave nos parâmetros já que cada linha possui uma chave diferente (WHERE). Neste caso o servidor irá utilizar o seu “keyID” do metadata e aplicar o valor de cada linha na WHERE para escolher as linhas que irão receber atualização ou seja, as linhas enviadas no ARRAY devem conter as colunas correspondente a chave do RESOURCE.

Ao caso cabe uma questão – A especificação OData indica que no comando PUT, todas as colunas devem ser enviadas para o servidor. A implementação no MVCBrServer não possui esta exigência – é possível enviar somente as colunas da chave e as colunas a serem atualizadas, ignorando as colunas que não foram enviadas na lista. Nos casos que for necessário enviar um NULL para uma coluna, este desejo deve constar na linha enviada… Ex: {…., “colunaxxx”: NULL, … }

Introdução ao OData | INSERT | DELETE |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *